segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rick Ferreira - Porta Das Maravilhas [1976]

Yandex 192kbps


Por myspace Rick Ferreira

Rick aprendeu seus primeiros acordes aos 6 anos de idade na fazenda de seus avós maternos em Três Rios interior do Estado do Rio de Janeiro. Aos 10 anos formou sua primeira banda, The Lumber Man com Dadi Carvalho (A Cor do Som,Marisa Monte e considerado o quarto Tribalista) e Pedro Lima (A Bolha e Túnel do Tempo). Seu primeiro trabalho como músico profissional foi aos 17 anos com o cantor e compositor Paulo Diniz “I Wanna To Go Back To Bahia”,”Eu Vim De Piri Piri”, participando de gravações e shows por todo Brasil no auge da carreira do cantor. 

Em 1974, como artista da Phonogram, hoje Universal,lançou um compacto simples pela Philips com duas músicas, ”Retalhos e Remendos” que fez parte da trilha sonora da novela Cuca Legal da Rede Globo, tema da atriz Françoise Forton, e “Meu Filho, Meu Filho”, ambas em parceria com Paulo Coelho. A partir daí começou uma grande parceria entre Rick e Paulo que possuem cerca de 6 músicas ainda totalmente inéditas.

Ainda em 1974 gravou pela primeira vez com Raul Seixas o LP Gita, tornando-se a partir daí o “Fiel Escudeiro” do nosso querido Raulzito de quem se tornou amigo e o músico mais importante na vida deste grande mito do Rock Brasileiro, participando de toda sua discografia. Raul e Rick ainda compuseram juntos a canção, ”Mas I Love You” (Pra Ser Feliz) que está no álbum, ”Metrô Linha 743”, e Rick produziu o disco Uah-Bap-Luh-Bap-Lah-Béin-Bum (Canceriano Sem Lar, Cowboy Fora Da Lei, Quando Acabar O Maluco Sou Eu,etc...), um dos álbuns de maior sucesso da carreira de Raul. 

Em 1975 aos 22 anos, gravou pela primeira vez com Erasmo Carlos “Vida Blue”, música de autoria do cantor e compositor que iria fazer parte da trilha sonora da novela na época censurada, Rock Santeiro da Rede Globo, nascendo aí o seu casamento musical com o Tremendão que dura até os dias de hoje, de quem Rick é Band Leader e diretor musical. 

Em 76, lançou pela Phonogram, selo elenco o LP “Porta Das Maravilhas”, interpretando suas composições e duas belas regravações de “Todo Sujo De Baton” Belchior, e “Cachorro Urubú” de Raul Seixas e Paulo Coelho. Ainda nessa época participou de todos os discos do início da carreira de Belchior (Rapaz Latino Americano, Galos Noites e Quintais, Comentários a Respeito de John, Medo de Avião e muitos outros grandes sucessos). 

Rick Ferreira produz e grava com os maiores nomes da nossa música: Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Guilherme Arantes, Ana Carolina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Danni Carlos, Cristian e Ralf, Paula Hunter, Bruno e Marrone, Sérgio Reis, Zé Ramalho, entre vários outros. Já participou de 13 DVDs: Guilherme Arantes; Alexandre Pires; Erasmo Carlos; Projeto MPBR com Erasmo, Betania,Wanderléia, Zélia Duncan e Frejat; Um Banquinho e um Violão com Zé Ramalho; O Baú do Raul; Jovem Guarda Pra Sempre; 40 anos da Jovem Guarda; Zé Ramalho; Wanderley Cardoso e The Feevers. 

No inicio do ano de 2003 foi convidado pelo diretor artístico da gravadora Sony/BMG Sergio Bittencourt para produzir Danni Carlos sendo o responsável pelo lançamento e o grande sucesso da cantora nos seus dois primeiros Cd’s ROCK ‘N’ ROAD e ROCK ‘N’ ROAD AGAIN, com mais de 250.000 cópias vendidas. Ainda no mesmo ano de 2003 produziu esse grande fenômeno,a cantora Barbra Zinger, lançada também pela gravadora Sony/BMG com os CD’s "COUNTRY 'N' ROAD acústico" e em 2004 "LOVE 'N' ROAD acústico", com mais de 50.000 cópias vendidas. O terceiro CD de Barbra Zinger que também foi produzido por Rick Ferreira, foi lançado em março de 2007 pela Indie Records. Rick se especializou desde o início de sua carreira, além do Rock, no estilo Country Rock e Blue Grass, sendo considerado o melhor músico do Brasil nesse gênero. Como convidado especial, fez parte da banda do cantor e compositor Zé Ramalho de 2002 a 2005. Em setembro de 2005 produziu para a gravadora Som Livre o cantor/ator Americano Lucas Babin (Nick da Novela América). Em março de 2006 produziu o CD Buchecha Acústico, que ja atingiu a marca das 30.000 cópias vendidas. 

Foi o primeiro músico no Brasil a tocar Banjo de 5 cordas (Five Strings banjo) e o Pedal Steel Guitar (Foto) instrumentos raríssimos por aqui. Em Agosto de 2004 fez parte da gravação do DVD/CD ao vivo O Baú do Raul que é CD e DVD de platina com mais de 100.000 cópias vendidas, gravado na Fundição Progresso no Rio de janeiro, cantando a faixa "Canceriano Sem Lar". O Baú do Raúl concorreu ao melhor DVD pelo prêmio Multi Show em julho de 2005, onde foi feita uma apresentação no teatro Municipal com, Rick Ferreira, Arnaldo Brandão, Caetano Veloso, Pitty e Marcelo Nova. Rick Ferreira, uma lenda viva que faz parte da história da guitarra no Rock Brasileiro.


2 comentários: