terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Kalouv - Sky Swimmer [2011]


Sky Swimmer


Formada em Recife, no começo de 2010, a Kalouv é o encontro de dez mãos que produzem música instrumental, utilizando-se da memória afetiva e musical de cinco jovens com influências aparentemente distintas: o tecladista Bruno Saraiva, os guitarristas Saulo Mesquita e Túlio Albuquerque, o baixista Basílio Queiroz e o baterista Rennar Pires.

Com uma postura bastante intimista nas composições, o grupo acaba encontrando uma forma peculiar de comunicar-se com o público. Na ausência de voz, o ouvinte é naturalmente convidado a imergir num amplo universo sensorial, contemplado em todas as músicas até aqui compostas. Trata-se de uma sensação parecida com a gerada pelas trilhas sonoras de cinema, mas aqui é oferecida uma metafórica tela branca, onde cada indivíduo pode criar significados próprios.

O fio condutor desta comunicação é feito por uma musicalidade que detém diversas características do chamado Pós-Rock e do Rock Progressivo – com guitarras cheias de reverb, riffs distorcidos, temas singelos de piano e fortes doses de ambiência –, mas que carrega influências típicas de quem vive em torno da maresia entranhada na capital pernambucana. Nestes fragmentos estão presentes, mais do que referências musicais, olhares curiosos, voltados às histórias escondidas no cotidiano recifense.

Em maio de 2010, mesmo tendo apenas duas músicas gravadas, de forma caseira, a banda foi convidada a compor a trilha sonora do recital A poeticidade de Jomard Muniz de Britto, produzido pelo grupo literário e performático Dremelgas e apresentado no auditório da Livraria Cultura. As duas faixas também renderam convite para um show, realizado no Centro Cultural Dosol, em Natal, junto com a banda paulista Labirinto. Além disso, foram feitas apresentações no Espaço N.A.V.E., Bomber Rock Bar e no primeiro Grito Rock realizado na cidade de Olinda.

SKY SWIMMER – Encerrando um ciclo iniciado em janeiro de 2011, o grupo lança seu primeiro registro oficial, o disco Sky Swimmer. O trabalho está sendo disponibilizado de forma online e gratuita, através do selo paulista Sinewave (www.sinewave.com.br), conhecido por disseminar o trabalho de bandas experimentais brasileiras, como Elma, Sobre a Máquina, Herod Layne e a também pernambucana Team.Radio.

Produzido e mixado pelo guitarrista Diogo Guedes, recentemente formado em Produção Fonográfica pela AESO – Barros Melo, o trabalho foi gravado parte nos estúdios Bigorna e Palco, parte em home studio – uma tendência cada vez mais repetida nos registros independentes. A masterização foi realizada pelo norte-americano Don Grossinger, vencedor do Grammy Award em 2010, com o disco Embryonic, da banda The Flaming Lips.

A arte ficou a cargo da talentosa ilustradora e estudante de Cinema de Animação Ianah Maia, que se destacou recentemente pela direção do clipe de “A Festa de Isaac”, música d’A Banda de Joseph Tourton. O traço delicado da artista ajuda a explicar o espírito de desprendimento que ronda o universo composicional do grupo. Ao longo de 36 minutos – distribuídos em sete faixas –, o público poderá experimentar da mesma sensação que o personagem central da capa, justificando o título Sky Swimmer, que remete à liberdade de criação proporcionada por um primeiro trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário