sábado, 6 de outubro de 2012

Zé Ramalho - A Peleja do Diabo com o Dono do Céu [1980]

Download FLAC


Faixas

1. A Peleja do Diabo Com o Dono do Céu
2. Admirável Gado Novo
3. Falas do Povo
4. Beira-Mar
5. Garoto de Aluguel(Taxi Boy)
6. Pelo Vinho e Pelo Pão
7. Mote das Amplidões
8. Jardim das Acácias
9. Agônico
10. Frevo Mulher
*Bônus da reedição de 2003

11. Admirável Gado Novo (Instrumental)
12. Mr. Tambourine Man
13. Hino Amizade
14. O Desafio do Século


Por  Som do disco
Zé Ramalho é um artista que vale mais do que o grande público percebe. Já disseram que vinha de Zé "as guitarras do sertão". Alguém universal que canta sua aldeia, com voz e cara do nordeste, sem perder a antena com o mundo e a humanidade. Um disco seu que considero particularmente especial é "A Peleja do Diabo Com o Dono do Céu". A sua viagem começa com sua capa, que tem Zé do Caixão e a atriz Xuxa Lopes, como num cordel, em que Zé encarna o Dono do Céu e o diabo é Zé do Caixão.

O disco contém a conhecida "Admirável Gado Novo", que mistura elementos bem nordestinos, como triângulo e zabumba, com um arranjo de cordas e uma letra inteligente que faz uma crítica engajada em épocas de ditadura militar. 

Tem marcas bem nordestinas, como "Falas do Povo" e "Garoto de Aluguel (Taxi Boy)", que consta ter traços autobiográficos de quando o autor chegou no Rio de Janeiro. Tem também Frevo Mulher, um de seus maiores sucessos, dizendo "É quando o vento sacode a cabeleira / A trança toda vermelha /Um olho cego vageia procurando por um..."

Tem a guitarra de Pepeu Gomes em "Jardim das Acácias"

A música que eu mais gosto, no entanto, é outro grande sucesso, "Beira-Mar", que fala da vida e da morte, da noite e do dia que começam e terminam na beira do mar...

Numa entrevista, Zé ramalho comentou sobre a obra: 

Foi o meu segundo disco. Veio implacável, com letras furiosas e políticas, ditas num tom profético e nordestino, passando para a época uma fornada de músicas, que marcaram a minha carreira para sempre. Aqui neste disco estão: "Admirável Gado Novo" (que virou hino popular), "Garoto de Aluguel" e "Beira-Mar", além de "Jardim das Acácias" e "Frevo - Mulher". Tem um sabor de luta e vitória, amor e revolta, que o poeta sentia na época em que fez estas canções. Tempo de ditadura militar e perseguição aos artistas. Na capa, aparece ao meu lado, o genial José Mojica Marins (Zé do Caixão), que representou a figura do diabo nesta imagem de cordel e surrealismo que criamos para ilustrá-la.

3 comentários:

  1. Oi,
    Obrigado por compartilhar.
    Essa capa é antológica, não esqueça de mencionar que o grande Hélio Oiticica também aparece na foto central, vestindo um de seus Parangolés. (esta é a foto, e o Hélio está à direita: https://s3.amazonaws.com/catraca-uploads/wp-content/uploads/2009/08/ze-ramalho.jpg)
    Umas perguntas, o link ainda está válido? Você não teria um magnet link para torrent? Está no formato FLAC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela informação.
      Infelizmente não tenho esse arquivo em FLAC.
      Arquivo online em 128kbps.

      Excluir