sábado, 6 de outubro de 2012

Lobão - Acústico MTV [2007]


Yandex 320kbps]
Mega 320kbps


Por Ricardo Seelig em Whiplash

Afastado da grande indústria musical há vários anos, o velho lobo tirou o comando da sua carreira das mãos das grandes gravadoras e passou ele mesmo a lançar seus trabalhos de forma independente. A revista Outra Coisa, seu cartão de visita, além de colocar nas bancas de todo o país seus novos CDs, foi também a responsável pelo lançamento de ótimos novos artistas, sendo o mais destacado deles o excelente Cachorro Grande (que por sinal participa do CD, na faixa “A Gente Vai Se Amar”).

Esse “Acústico MTV” marca o retorno de Lobão ao sistema, ao estabilishment que ele tanto combateu, e continua combatendo, ao longo dos anos. Lançado pela Sony Music, apresenta uma super produção, com belíssimos cenários e uma senhora banda de apoio. Mas o que realmente salta aos olhos no projeto é a qualidade das composições de Lobão, imunes ao tempo.

Esse aspecto fica ainda mais evidente pela inteligente construção dos arranjos para as versões acústicas. Nada soa óbvio no trabalho. “Decadence Avec Elegance” surge com uma introdução irreconhecível, que evolui para uma levada que é pop puro. “Essa Noite, Não” virou um baião nordestino. O mesmo vale para “Canos Silenciosos”, “Rádio Blá” e “Corações Psicodélicos”, com versões superiores às originais.

Mas o maior destaque do disco vai para o quarteto formado por “Por Tudo Que For”, “Noite e Dia”, “Me Chama” e “Você e a Noite Escura”. Nestas quatro canções fica evidente a qualidade do material composto por Lobão ao longo de sua carreira. Quatro lindas baladas, que emocionam sem cair na pieguice em nenhum momento. Até mesmo a mais que batida “Me Chama”, presença certa em qualquer roda de amigos com um violão, ganha ares novos e desce redonda.

Uma coisa que devo dizer: eu não acompanhei a carreira de Lobão quando ele começou a lançar seus discos de forma independente. Talvez por isso, eu tenha ficado tão impressionado com “Você e a Noite Escura”. Dona de uma letra belíssima, é, com certeza, a melhor canção deste “Acústico MTV”.

Lobão conseguiu fazer um belo disco neste seu projeto acústico. Suas versões soam renovadas e refrescantes, inserindo novos elementos e construindo novas sonoridades em músicas que fazem parte do imaginário pop brasileiro. Eu torço para que, com a exposição que esse disco deve proporcionar a Lobão, sua carreira ganhe um sopro e que a sua obra seja descoberta por novos fãs.

O cenário pop nacional fica melhor quando um artista inquieto e contestador como Lobão está em evidência na grande mídia. Que essa fase dure.


1. El Desdichado II
2. Essa Noite, Não
3. Decadence Avec Elegance
4. Bambina
5. Vou Te Levar
6. Quente
7. Por Tudo Que For
8. Noite e Dia
9. Me Chama
10. Você e a Noite Escura
11. A Queda
12. A Vida É Doce
13. Pra Onde Você Vai
14. O Mistério
15. Canos Silenciosos
16. Rádio Blá
17. Corações Psicodélicos
18. A Gente Vai Se Amar

4 comentários:

  1. The file link that you requested is not valid. Please contact link publisher or try to make a search.

    POXA VIDA!

    ResponderExcluir
  2. cara, coloca no MEGA. Esse host ae a velocidade de download não tem como. Minha internet é de 50Mega, e já faz 4 horas que está baixando esse arquivo de 150Mega e está em 37% ainda... dá não.

    ResponderExcluir