terça-feira, 17 de julho de 2018

Sã - Una-Maçã [2018]

Yandex 320kbps


Por Abraxas

Rock psicodélico em português, visceral e filosófico. As sínteses são mesmo a melhor maneira de apresentar o complexo e criativo conceito por trás da música da banda Sã, de Goiânia, que lança o disco de estreia Una-Maçã nas plataformas de streaming pela Abraxas Records. Ouça aqui:

Danilo Xidan (guitarra e voz), Alexandre Sardelari (baixo) e Bruno Sardelari (bateria) trazem cargas pesadas do rock setentista às músicas de Una-Maçã, algo entre as jams heavy metal do Black Sabbath e o feeling pontual e alucinante do Grand Funk Railroad. 

A concepção lírica de Una-Maçã acompanha a fritação sonora única criada pela Sã. Como sugere Xidan, figura conhecida no meio artístico goiano por outros projetos (Goldfish Memories e Agoristas), as letras e a música da banda são repletas de simbologias e, em resumo, tratam da história da criação da vida.

“É o ciclo da criação e da destruição e, enfim, recriar. Fala muito da humanidade e, toda vez que escuto o disco e acesso a mensagem, interiorizo como uma crítica a nós mesmos”, filosofa.

A própria maçã do título do disco tem a ver com o conceito da Sã, utilizada aqui para simbolizar a dualidade da vida, que ora pende ao amor, ora pende ao pecado. Tratamos do bem e mal, claro e escuro de uma forma igual. Buscando sempre o meio, o equilíbrio”. Já Una é uma palavra indígena para negro, escuro, preto. “Do pecado até a gravidade, o termo reforça o peso que a simbologia da maçã tem em nossa sociedade”, completa Xidan.

Assim como na música, a história da formação da Sã é um ciclo de redenção. O pivô da catarse, Xidan, conta. “A banda se conheceu quando fiz uma peregrinação de 420 quilômetros sem comida, dinheiro nem telefone. Ao final do nono dia, encontrei e fui hospedado pelos irmãos Sardelari, e juntos fizemos algumas jams”.

Um comentário:

  1. Só digo uma coisa.... que disco !!! que discão !!! Classifico como sensacional

    ResponderExcluir