terça-feira, 3 de abril de 2012

Será que a volta dos grandes festivais, traria de volta o interesse do público a música brasileira de boa qualidade?

Solano Ribeiro, um dos criadores dos festivais que foram um grande sucesso de audiência na tv brasileira quando esta ainda estava começando acredita que sim. Vou reproduzir aqui, uma entrevista concedida por Solano a Agencia Estado e que fui publicada em "O Diário" no domingo.
 
A grande bolha ameaçou explodir de 1964 para 1965, quando cresceu a ponto de ficar insustentável. Era gente boa demais fazendo música fora dos padrões ao mesmo tempo, um ao lado do outro. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Chico Buarque, Elis Regina, Baden Powell. Antes que a tal bolha estourasse e virasse água, dois homens agiram rapidamente. Solano Ribeiro, ainda na TV Excelsior, criou os grandes festivais. Paulinho Machado de Carvalho, dirigindo a TV Record, os absorveu e inventou os programas musicais de auditório com artistas no comando. A música movia o País, dando recordes de audiência às TVs e vendendo LPs como água. Divulgação Solano: “Se isso [festivais de música] não acontecer na TV, mais uma geração vai passar em brancas nuvens” Quarenta e oito anos depois, o hoje apresentador do programa "Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil", na rádio Cultura Brasil, quer fazer de novo. Seu projeto, ainda sem patrocínio, pretende levar a música de volta às TVs não só por acreditar no potencial de uma geração "escondida", mas também por achar que daí sai dinheiro. Seu primeiro alvo está sendo a própria TV Cultura, por acreditar que seria o melhor meio para passar tal mensagem. Nas crenças de Solano surge um alerta: se a TV ignorar os músicos que não param de surgir um após o outro, sobretudo na internet, teremos uma leva de artistas invisíveis.

AE/ODIÁRIO - Qual foi a importância da TV naqueles anos 60?

SOLANO RIBEIRO - Se eu não tivesse ido para a televisão com os festivais, a grande eclosão da MPB não teria existido. A televisão possibilitou esse movimento e se beneficiou dele. Foi uma via de mão dupla.

Mas haveria hoje uma ebulição artística a ser catalisada pelas emissoras de TV?

Sim, existe, e é preciso um catalisador. Naqueles anos, essa função foi dos festivais e depois de programas como "O Fino da Bossa" e o "Jovem Guarda". A Record abriu um leque que transformou completamente o panorama da TV e da música no País. A emissora foi para o primeiro lugar de audiência com o festival de 1967. A noite da final teve 97% de índice. As cidades nas quais o festival era transmitido ficavam às moscas. Supomos que as TVs passem a apostar em música.

Quem seriam esses músicos?

Existe uma nova geração fantástica. Ok, você pode dizer que não há um Caetano, um Chico. Mas veja, não podemos comparar os novos com o Caetano de agora, temos que compará-los àquele que mal conseguia se apresentar de tão sem jeito que era, com o Chico Buarque do início, que era completamente destrambelhado. Thiago Petit, Pélico, Lula Queiroga são nomes modernos fortes, uma turma de músicos que funciona como uma grande confraria.

Que formato as TVs deveriam seguir?

Programas como o "American Idol" tiveram seus picos, mas já caíram. A base desses programas não era consistente. Eles tentavam impor ao artista o que ele deveria fazer. Eu via jovens dizendo que não era aquilo que gostariam de cantar. Minha ideia é trabalhar com os compositores. A gente precisa de novas músicas, de novos poetas, novas parcerias. É isso que vai mover a música brasileira, não um programa de calouros. Se isso não acontecer na televisão, vamos ver mais uma geração passar em brancas nuvens. Não vai acontecer nada além de alguns esporádicos lampejos que a internet propicia.

A internet não é o ambiente para o músico de hoje?

A internet não cria um foco, a TV sim. A web é dispersiva.

Qual a sua proposta?

Um formato que tem como objetivo colocar o compositor de uma forma competitiva. Tem que ser assim para ter audiência. A Record só deu audiência porque começou aquela batalha entre Chico e Vandré, entre "A Banda" e "Disparada". Quero botar 12 músicas em competição na primeira noite. Entre outros desafios, três compositores serão selecionados e receberão um tema para fazer uma nova canção para a semana seguinte. Ao longo dos programas, os compositores vão ainda aparecer com uma criação sua cantada por um músico já consagrado E farão uma parceria como letrista ou compositor também com outro músico consagrado. Com isso você está trabalhando a base, a composição.

Fonte: Jornal O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário