segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Kleiderman - Con El Mundo a Mis Pies [1994]

Download 192kbps


Lendo o artigo do Marcelo Moreira, que coloquei no post anterior, há um parte em que ele escreve que o hard rock brasileiro sempre caía nos manjados temas "mulheres, bebidas, zoeira, bebidas, carros, bebidas, mulheres…". Imediatamente me veio a mente a primeira, ou umas nas primeiras, bandas de rock nacional no estilo que ouvi lá no longínquo 1994: Kleiderman.

Eu tinha cerca de 15 anos, vivia em uma época que internet não existia ou praticamente isso. Minhas amizades eram de colégio e não havia roqueiros nesse meio. Raimundos ainda não haviam lançado seu primeiro álbum, ou pelo menos eu ainda não havia ouvido já que os ambas as bandas lançaram seus álbuns no mesmo ano. Ouvir rock nacional um pouco mais pesado era algo praticamente impossível devido ao círculo de amizades e somando-se ao fato de morar fora dos grandes centros. Se morar em Maringá City é complicado hoje, imagine naquela época !!!

Grana para comprar discos era outra coisa que eu não tinha. Então o que eu conseguia ouvir de rock era o que passava na findada rádio Alternativa FM e na (pasmem) Transamérica, que tinha um programa durante as tardes do meio de semana em que ocorria uma apresentação ao vivo na rádio.


Numa dessa tardes pego o programa já perto do fim com a banda Kleiderman detonando tudo. Naqueles tempos ouvir palavrões na música era o máximo do "foda". Veja bem, é diferente ouvir a sátira "Filha da Puta" do Ultraje a Rigor e ouvir palavrões em uma batida pesada que quer realmente agredir.


Mais do que rápido coloquei minha fita k7 no player e gravei o resto do programa. Sim, naquela época para  conseguir músicas das bandas, sem ter grana para comprar os discos, nós gravávamos o que passava nas rádios. Boa época e também "camela". Ouvi aquela fita inúmeras vezes me sentindo o "foda".


Depois disso surgiu Raimundos que monopolizou por um tempo o hard rock nacional e logo em seguida a internet ficou acessível, ao menos no trabalho, e as, até então, "obscuras" bandas foram se apresentando a esse que escreve e a vida ficou um pouco mais fácil.


O mais intrigante do Kleiderman é a formação. Sergio Britto e Branco Mello (são os caras dos Titãs mesmo) que fundaram essa banda, o que parece incrível visto que o Titãs sempre foi um metamorfose de estilos, apesar de terem lançado o então recente e aclamado Titanomaquia.  A eles se juntou a baterista (uia !!) Roberta Parisi, ex-Volkana. Para quem não sabe Volkana foi uma banda de metal só com garotas.


Resultado foi um hard rock muito bom. Se as letras não são aquelas coisas a pauleira dá conta do recado. A banda só gravou esse álbum e o projeto do Sergio e do Branco de tentar levar a banda em paralelo ao Titãs não vingou.


Quase esqueci de citar outro estranho detalhe. O nome da banda era para ser Richard Kleiderman (!?) em homenagem ao próprio mas no fim colocaram só Kleiderman por não terem problemas. Mas mesmo assim na capa do álbum há um band-aid sobre o nome Richard, logo antes de Kleiderman. Só para provocar.


Vale o registro histórico.


2 comentários: