quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Os Mutantes - O A e o Z [1973]

Download FLAC


Essa com certeza foi uma das maiores bandas de rock que já apareceu e esse disco não deixa dúvidas disso! Formada em 1966, são referência na música pela sua ousadia, qualidade musical e experimentalismo!

O A e o Z é um trabalho de uma fase mais radical onde a banda se concentra no rock progressivo. Infelizmente foi boicotado pela gravadora, que achava que não tinha o menor potencial comercial, só sendo lançado em 1992!

Sinceramente é um dos discos que eu mais ouço hoje em dia! Muito criativo, as melodias de voz e guitarra são coisa de outro mundo; Sérgio dias conseguiu a maestria da guitarra, porque o que ele faz com ela não é brincadeira! Texturas, grooves safados na guitarra e melodias arrazadoras! O teclado tem um timbre bem rock progressivo, parecendo um órgão elétrico; Harmonias bem feitas, improvisos emocionantes e dançantes; Baixo melodioso com peso e personalidade; A batera é muito bem tocada, não só pelas viradas mas pelo contexto musical que ela cria. Da pra perceber bastante a influência que o Yes teve nesse disco, tem momentos que as vozes me lembram muito o fragile!

Mas o que faz esse disco especial é a personalidade que eles imprimem nas musicas. As vozes são muito boas, cheias de coros, jograis, melodias e suíngue. As letras têm muita influência do movimento new age, falando sobre unidade, deus, metafísica e psicodelia; mas é claro que não deixam o deboche de lado como na sagaz ainda vou transar com voce

Vale o tempo gasto pra ouvir; mas para uma audição rapida recomendo "Ainda Vou Transar Com Você" e "Rolling Stones".

Formação:

Arnaldo Baptista: Mellotron, Hammond, Clavinet Hohner, Violoncelo e voz
Sério Dias: Guitarras Régulus, Fender Stratocaster, Violão 12 cordas, Cítara e voz
Liminha: Baixo, Violão e voz
Dinho Leme: Bateria, Tabla e voz

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Havia me esquecido de reupar esse pedido. Agora está feito e melhor, está em FLAC.

      Excluir