domingo, 29 de março de 2020

Raul Seixas [1983]

Yandex 320kbps


Por Flávio Magalhães em Memorial Raul Seixas

Após Abre-te Sésamo, Raul Seixas viveu um hiato involuntário de quase três anos. Saindo da CBS brigado com a direção da empresa, bateu em todas as grandes gravadoras com seu projeto de ópera-rock chamado Nuit, composto com a ajuda de Kika Seixas. Em vão, pois ninguém se interessou.

Era uma fase particularmente difícil para Raul, que alternava shows memoráveis – como a histórica apresentação na Praia do Gonzaga, em Santos (SP), para 180 mil pessoas – com verdadeiros fiascos – como o vexame em Caieiras (SP), onde se apresentou tão alcoolizado que foi confundido com um impostor e preso pelo delegado.

Foi quando veio o chamado do pequeno Estúdio Eldorado, que pertencia ao mesmo grupo do jornal O Estado de S.Paulo e estava sob a direção de João Lara Mesquita, fã de Raulzito. Produzido pelo saudoso maestro Miguel Cidras, o disco foi sucesso pela música Carimbador Maluco e rendeu mais um disco de ouro a Raul.
“Coleção de canções”

Raul Seixas afirmava que seu novo disco era apenas uma coleção de canções, que não havia nada para “guruzar” e que tudo era resultado de um período de “reciclagem” pelo qual passou. Já desligado do Estúdio Eldorado, um tempo depois, Raul se explicou melhor:


“Aquele foi um disco que eu fiz numa fase difícil, não sabia nem o que dizer pra Imprensa.
Eu não tinha nada, não tinha músicas, não tinha estrutura. Gosto de fazer trabalhos mais ricos e profundos, que atinjam vários setores culturais, que nem os Beatles faziam. Mas daquela vez só tinha mesmo uma coleção de canções, mais nada. E ainda por cima estava preocupado em fazer o comercial, o disco tinha que vender 80 mil, aquela coisa. Eu me sentia tão mal que foi só finalizar o LP e no dia seguinte já compus ‘Metrô Linha 743’. Vomitei tudo de uma vez, estava atravessado na minha garganta.”


Plunct-Plact-Zuum!

Feita para o especial infantil Plunct-Plact-Zuum!, da Rede Globo, a música Carimbador Maluco não fazia parte da edição original de Raul Seixas. Devido ao sucesso da canção, ela foi inclusa nas edições seguintes do álbum e foi a responsável pelo segundo disco de ouro da carreira de Raul.


A1 D.D.I. (Discagem Direta Interestelar)
(Kika Seixas, Raul Seixas)
A2 Coisas Do Coração
(Cláudio Roberto, Kika SeixasRaul Seixas)
A3 Coração Noturno
(Kika SeixasRaul Seixas, Raul Varella Seixas)
A4 Não Fosse O Cabral
(Lewis) versão (Raul Seixas)
A5 Quero Mais
(Cláudio Roberto, Kika SeixasRaul Seixas)
A6 Lua Cheia
(Raul Seixas)
B1 Segredo Da Luz
(Kika SeixasRaul Seixas)
B2 Aquela Coisa
(Cláudio Roberto, Kika SeixasRaul Seixas)
B3 Eu Sou Eu, Nicurí É O Diabo
(Raul Seixas)
B4 Capim Guiné
(Raul Seixas, Wilson Aragão)
B5 Babilina
(Vincent, Davis) versão (Raul Seixas)
B6 So Glad You're Mine
(Arthur Crudup)
C Carimbador Maluco
(Raul Seixas)

3 comentários:

  1. Um Disco-Obra-Reflexiva-simplesmenteRAULSEIXAS 1983 - 6 ANOS
    depois 1989 = hoje-manhã 21 de agosto foi o aenhor alinhado que come cabeça de gente que pensa, porque quem pensa, pensa
    melhor parado ( morto ) para outra dimensão do Universo !!!
    31 ANOS O SEPARAM DA TERRA PARA OUTRA TERRA INVISÍVEL.

    ResponderExcluir
  2. CREIO QUE RAUL SEIXAS ERA MUITO AUTO EXIGENTE COM ELE MESMO. MAS PARA MIM ESSE DISCO ESTÁ EM UM NÍVEL TÃO BOM QUANTO O ÚLTIMO LANÇADO ANTES DESSE QUE FOI O LP ABRE-TE SESÁMO. EU NÃO SOU CONTRA OS TRABALHOS MAIS COMPLEXOS. MAIS AS COISAS MAIS SIMPLES DO RAUL TAMBÉM SÃO BOAS ORAS MUSICAIS.

    ResponderExcluir