sexta-feira, 16 de junho de 2017

Trem do Futuro - Tr3s [2015]

Yandex 128kbps


Por Leonardo Brauna em Rodie Metal

Este é o terceiro álbum da carreira do Trem Do Futuro, uma banda que iniciou sua trajetória em 1981 e que já teve boa repercussão no exterior com seus álbuns anteriores. O CD não traz nenhuma novidade para o Rock Progressivo, mas a banda é bastante peculiar em sua cidade, Fortaleza (CE), onde habitualmente em seu cenário underground, se revelam grupos de música extrema.

O grupo ainda hoje é um dos únicos (se não o único) a caminhar por esse complexo estilo com composições próprias, e essas criações se revelam em canções como “Viajantes Do Tempo”, música de abertura que encanta pela extensão melodiosa regada a um intenso ‘feeling’. Nesse momento caem todas as incertezas de uma boa audição e aflora em nossa alma, a mais confiável segurança de estar ouvindo uma obra de arte. Mas esta primeira canção flexiva em três heterogêneos momentos, ainda não se sobrepõe ao clímax liberado pela instrumental “Folhas Secas Sobre A Tarde”. Mas o sexteto também sabe transformar poemas em melodias como acontece em “Ismália” de Alphonsus de Guimaraens.

A poesia é marcante também nas letras autorais –, os temas são perfeitos complementos à ideia de surrealismo que se mistura com a realidade. Ouça “Soníferos Falham” e “Lã Do Sol” e tente esmiuçar suas mensagens. Mas você pode continuar relaxando ao som de “A Busca” e “Além Sonho”. O personagem da belíssima capa pode ser encontrado na descrição de “Noite Senil”, mas quem manda é sua imaginação.

Este é um trabalho de tamanho virtuosismo que estaria totalmente perdido, caso a produção não seguisse o mesmo grau de profissionalismo dos músicos. Felizmente, “Tr3s”, apesar de ser um álbum independente, corresponde proporcionalmente à arte dessa turma. Quem procurar ouvi-lo, certamente o incluirá em sua lista de melhores de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário