sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cartolas - Quase Certeza Absoluta [2010]

Link oficial 320kbps


Por Lizandra Pronin no Território da Música

O Cartolas pertence a uma safra de bandas nacionais que se desprendeu de rótulos ou movimentos. Não porque faça um som experimental e difícil de rotular. Pelo contrário: faz um som fácil, básico e direto. Mas não segue tendências, não quer soar antiga sendo nova.

"Quase Certeza Absoluta" é o segundo disco da banda oriunda do Rio Grande do Sul que atingiu números expressivos de vendagem em seu Estado natal com o álbum de estréia. Por causa desse bom resultado, o grupo resolveu aumentar suas apostas. O novo álbum, produzido por Ray Z (que foi guitarrista dos Ostras, Detetives e Júpiter Maçã), foi masterizado na Carolina do Norte (EUA) e conta com participações especiais de Izmália, Márcio Petracco (músico veterano e pai do baterista da banda) e Yanto Laitano.

Mas o som continua sem firulas. As 13 faixas do álbum trazem um pop rock envolto de elementos às vezes indie, às vezes dançantes. Há influência tanto de bandas como Strokes quanto do rock nacional produzido nos anos recentes. O Rock, sem dúvida, é o norte que guia as composições do Cartolas. Não há arranjos elaborados ou inserções eletrônicas. A exceção são alguns metais, como em "Uma Consulta por Mês".

A temática da banda são os relacionamentos, correspondidos ou não. A aura adolescente das letras pode não agradar quem já passou da idade mas a banda trata do assunto com uma boa dose de ironia de forma que consegue atingir diversos públicos.

Os destaques do repertório são "Pingo de Decência", "Janela Errada", "Retardado Sentimental" e "Prato Principal". Algumas canções trazem uma sensação de déjà vu. É o caso de "Meu Bem e o Assovio", cujo refrão lembra algo dos anos 80 que eu não consegui identificar.

Vale destacar também o ótimo site que a banda tem no endereço www.cartolasrock.com.br. Divertido e informativo, complementa a experiência de ouvir o som dos Cartolas.


Músicas:

1. Falta de Desconsideração
2. Partido em Franja
3. Pingo de Decência
4. Quanta Besteira
5. Falsidade Ideológica
6. O Divórcio
7. Retardado Sentimental
8. Meu Bem e o Assovio
9. Uma Consulta por Mês
10. Pois é!
11. Janela Errada
12. Prato Principal
13. Onde Anda o Rock em Rol?


Banda:

Luciano Preza - Vocal
Dé Silveira - Guitarra
Mariano Wortmann - Baixo
Christiano Todt - Guitarra
Pedro Petracco - Bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário