quinta-feira, 18 de junho de 2015

Retrofoguetes - Chachachá [2009]

Yandex 320kbps



Das cinzas de um dos maiores patrimônios do underground baiano, o Dead Billies, surgiu em 2002 o trio de surf music Retrofoguetes. "Chachachá" é seu segundo álbum. Um dos grande discos de surf music brasileiros. 

O álbum por vezes foge da surf music tradicional, o que o torna ainda mais atraente, pois há muitos instrumentos que ganham espaço em meio aos temas, como acordeão no tango "Constelación", os metais quentes no suingue latino de "Maldito mambo!", o circo russo criado no arranjo de "Mademoiselle Zazel". O disco é algo como uma volta ao mundo em 44 minutos. 

O guitarrista Morotó Slim solta a voz no country'a'billy "Wreining rouing mai maind", enquanto que "Enmascarado" é tema digno de um filme de western. O passado psychobilly se revela na ótima "Um diabo em cada garrafa". Todas as canções são de autoria do trio, por mais que você acredite veementemente já ter ouvido algum destas músicas em algum filme por aí. Ledo engano.

"Chachachá" foi produzido pela dupla André t. e Nancy Viegas. O projeto gráfico do álbum prova que uma banda essencialmente instrumental pode, e deve, cuidar bem da apresentação visual de um disco, aqui a cargo das ilustrações do baterista Rex. O álbum recebeu elogios da crítica especializada e foi eleito entre os melhores discos de 2009 pela revista Rolling Stone Brasil.


1. Vênus Cassino
2. Fuzz Manchu
3. Constelación
4. Enmascarado
5. O Falso Turco
6. Maldito Mambo!
7. Mademoiselle Zazel
8. Wreining Rouing Mai Maind
9. Um Diabo em Cada Garrafa
10. Um Foguete Para Memphis
11. Santa Sicília
12. Bikini, 1958
13. Tirem Esses Eletrodos de Mim
14. Absyntho

Nenhum comentário:

Postar um comentário