quinta-feira, 25 de junho de 2015

Barão Vermelho - Maior Abandonado [1984]

Mega FLAC


Por Claudi Dirani em 89fm

Revigorado pelo single “Pro Dia Nascer Feliz” (do disco “Barão Vermelho 2”) que prolongou por quase dois anos sua vida nos playlists das rádios, o Barão voltou ao estúdio, inicialmente, para gravar “Bete Balanço”, que seria incluída no filme do mesmo nome, estrelado por Débora Bloch e Lauro Corona. O longa – aparente inofensivo para os cineastas e críticos radicais da época – foi marcante por impulsionar a cultura pop nacional. Afinal, “Bete Balanço” – a canção – se transformaria em um hit descomunal no país inteiro (Frejat diz que, até hoje, 30 anos depois, não pode deixar o palco sem tocar a música).

Sem esquecer que “Bete Balanço” – o filme – ainda contou com participações especiais da nova fase roqueira nacional, como Titãs e o próprio Barão. Dirigido por Lael Rodrigues (1951-1989), “Bete Balanço” foi primeiro de sua trilogia rock and roll, completada por “Rock Estrela” (1986) e “Rádio Pirata” (1987).

“Maior Abandonado” – assim como o mega hit que dá o nome ao álbum – foram gravados nos estúdios da Sigla, no Rio de Janeiro, em julho de 1984, com produção do lendário Ezequiel Neves e da própria banda. Ezequiel Neves também divide os créditos de algumas faixas, como “Por que a Gente é Assim” e “Baby Suporte”. Em geral, as 11 músicas nasceram da genial parceria de Roberto Frejat e Cazuza.

Cazuza, aliás, deixaria o grupo no auge de popularidade da banda para seguir carreira solo. No ano seguinte – mesmo com o sucesso imensurável do Rock In Rio – o poeta produziria “Exagerado” – primeiro trabalho longe da banda. Apesar da separação, Frejat participou das gravações do disco de estreia de Cazuza, como convidado.

Em 1984, Cazuza (1958-1990) deu sua opinião sobre o disco: ‘Maior Abandonado’ tem toda uma temática de vida, boemia e fossa, que é uma ligação minha com o Nelson Gonçalves, Lupicínio Rodrigues e Ataulfo Alves. Um dia ainda chamo o Nelson Gonçalves para cantar uma música com o Barão”.

Frejat também compartilhou suas recordações sobre a criação do LP: “Uma vez discutimos – acho que foi uma das poucas vezes que isso aconteceu – sobre a letra de “Maior Abandonado”. Achei que que ia fica meio pesado a frase “Tô baixando o calção por qualquer trocado”, e ele me ouviu”, relembra. “A gente tinha uma relação de confiança. Eu era um dos poucos amigos em quem ele realmente confiava”.


1. “Maior Abandonado” (Cazuza; Roberto Frejat)
2. “Baby Suporte” (Cazuza; Ezequiel Neves; Pequinho; Maurício Barros)
3. “Sem Vergonha” (Cazuza; Roberto Frejat)
4. “Você se Parece com Todo Mundo” (Cazuza; Roberto Frejat)
5. “Milagres” (Cazuza; Denise Barroso; Roberto Frejat)
6. “Não Amo Ninguém” (Cazuza; Roberto Frejat; Ezequiel Neves)
7. “Por que a Gente é Assim?” (Cazuza; Roberto Frejat; Ezequiel Neves)
8. “Narciso” (Cazuza; Roberto Frejat)
9. “Nós” (Cazuza; Roberto Frejat)
10. “Dolorosa” (Cazuza; Roberto Frejat)
11. “Bete Balanço” (Cazuza; Roberto Frejat)

Banda:
Cazuza (vocalista)
Roberto Frejat (guitarras)
Dé (contrabaixo)
Maurício Barros (teclados)
Guto Goffi (bateria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário