Download
Por Anderson Nascimento
Publicada em 10 de junho 2011 no Galeria Musical
Por Anderson Nascimento
Publicada em 10 de junho 2011 no Galeria Musical
Enquanto que os anos oitenta foram cruéis para artistas consagrados dos anos sessenta e setenta, para Raul Seixas, porém, a nova década se iniciava como uma boa oportunidade de resgatar o som que o colocou como um dos principais artistas de nossa música na década que acabava de findar.
Os insucessos de seus dois últimos álbuns, “Mata Virgem” e “Por Quem os Sinos Dobram”, fizeram com que Raul, recém-contratado pela CBS, desta vez como artista e não como produtor, investisse pesado em sua criatividade e lançasse um álbum que o trouxesse de volta. Para isso algo precioso na obra de Raul deveria voltar ao seu som, o Rock.
A palavra mágica “Abre-te Sésamo” que dá nome ao disco, é uma espécie de grito redentor para a nova década que estava se iniciando, um renascimento na carreira de Raul, conduzida por uma canção que se aquilata com os velhos Rocks do artista.
E é baseado no Rock and Roll que o disco figura, trazendo canções de pegada roqueira, letras ácidas, anárquicas e de duplo sentido, casos de “Aluga-se” e “Rock das Aranhas” - que inclusive foram censuradas na época - além da participação especial de um jovem guitarrista chamado Celso Blues Boy.
Ainda que ecos do passado se apossem de quase todo o álbum, Raul sabiamente enxerga na nova década um alvorecer, e, de forma contundente, dá a sua versão na canção “Anos 80” para o que ele espera do que seria a sua última década com vida – “...melancolia e promessas de amor...anos 80, de esperança, sonho de um sonhador”.
Raul sabe ser lírico e encanta com a poesia “Angela”, feita pela sua então esposa Kika Seixas, e “Baby”, uma delonga em prol de uma adolescente de treze anos florescendo precocemente a sua sexualidade.
Além das músicas mais badaladas, o disco também conta com a divertida “Conversa Pra Boi Dormir”, com a psicodélica “O Conto do Sábio Chinês”, as regionais “Minha Viola” e “A Beira do Pantanal”, e a co-irmã de “Mosca na Sopa”, “É Meu Pai”.
Por mais que a sua saúde já não fosse mais a mesma, o álbum traz um Raul inteiro, cheio de vida, e com muita vontade de criar um álbum nos moldes de seus maiores êxitos. Ainda assim o álbum não vendeu o esperado, não houve muito interesse na promoção do disco por parte da gravadora, com reclamou o próprio Raul, além de a gravadora chegar ao cúmulo de pedir que Raul compusesse uma música para Lady Diana, o que o fez pedir a sua rescisão de contrato e pular fora, ficando novamente sem gravadora.
“Abre-te Sésamo” é notadamente um álbum que segue uma fórmula que deu muito certo anos atrás em sua carreira, incluindo Rocks, baladas, popular e até regionalismo. Ainda que o álbum não tenha o devido reconhecimento de sua importância, o disco dá uma aula de Rock e, no fim das contas, mostra que Raul acabou criando um de seus melhores álbuns, como ele mesmo o considerava, deixado então como legado de uma carreira repleta de altos e baixos.
O Link para download está inativo.
ResponderExcluirreupado
ExcluirParabéns pelo texto elucidativo, é realmente um grande álbum, o competentíssimo e amante da musica Charles Gavin deveria remasterizar toda a discografia de Raul Seixas, ele é um dos melhores, senão for o melhor pra esse tipo de situação, já que as gravadoras nacionais a anos pecavam pela qualidade sonora. E costumo baixar álbuns em formato Flac importado ou ripado do cd, por que o mp3 corta frequências. Viva Raul, Viva Sociedade Alternativa.
ResponderExcluirBoas. Tenho dado preferência a arquivos FLAC, mas não difíceis de achar.
ExcluirCom a chave de abrir a fechadura da cabeça, também abriu - te Sésamo, IMPRIMATUR - SOCIEDADE ALTERNATIVA, Total l0 1111
ResponderExcluir