domingo, 12 de fevereiro de 2012

Marco Antonio Araújo - Lucas [1984]

Yandex 320kbps



"Lucas" é o último disco lançado até a sua morte prematura em 1986, devido a um aneurisma cerebral. O nível de maturidade musical que MAA atinge neste disco nos faz tentar imaginar para onde ele iria, talvez lançando discos de altíssimo nível até hoje.

O destaque, até pelo seu tamanho, é para a primeira faixa, a maravilhosa "Lembranças". A evolução dela é incrível. Muitos grupos, ao fazerem uma música maior, fazem apenas uma colagem de várias idéias praticamente desconexas, mas o que vemos aqui é o oposto disto.

O equilíbrio entre os instrumentos está ainda maior neste disco. MAA regendo a música com seu violão, criando lindas harmonias, piano bem mais presente que nos discos anteriores... Talvez seja o disco com o qual os apreciadores de progressivo mais se identificarão.

Sobre as faixas, "Caipira" é uma ótima música bem ao estilo de MAA, com um excelente refrão na guitarra, "Para Jimmy Page" conta somente com Marco Antônio, "batendo" em seu violão bem a la Page. "Lucas", bela faixa de violão e sintetizadores. "Brincadeira" e "Cavaleiro" na verdade fazem parte da música "Fantasia No. 3", e "Cavaleiro" aqui tendo uma versão um pouco diferente, com vozes, ainda mais bonita.

"3rd Gymnopedie", que entra no disco como bônus assim como as três últimas, é na verdade uma versão da música do compositor Eric Satie.

Recomendadíssimo, é essencial na discoteca dos apreciadores de música instrumental em geral e progressivo (como toda a discografia de MAA).



Por Tarkin

O lançamento original em LP de 1984 pelo selo Strawberry Fields contém as faixas:

A1 Lembranças
B1 Para Jimmy Page
B2 Caipira
B3 Lucas


Esse arquivo é do relançamento feito pelo selo Progressive Rock Worldwide em CD no ano de 1994 e contém as faixas:

1 Lembranças
2 Caipira
3 Lucas
4 Para Jimmy Page
Bonus Tracks
5 Brincadeira
6 Cavaleiro
7 3rd Gymnopédie

Nenhum comentário:

Postar um comentário