domingo, 4 de setembro de 2011

Vênus [1986]

Yandex 128kbps


Inspirado na postagem anterior, vai mais uma banda de metal oitentista fora do eixo paulista.

Por Underground Nacional

"O Vênus foi uma banda de heavy metal que atuou no cenário musical brasileiro na década de 1980. O grupo formou-se no início de 1982, em Teresina, Piauí, com Pincel no baixo, Kinha na bateria, Nenê na guitarra líder e Thyrso Marechal no vocal e na guitarra base.


Tocavam inicialmente covers de várias bandas do cenário internacional. Logo, porém, começaram a compor material próprio e a tocar bastante ao vivo, pricipalmente seu material autoral. Em 1984, apresentaram-se no Festival Setembro Rock, em Teresina, diante de 2000 pessoas. No mesmo ano, o guitarrista Ico Almendra juntou-se à banda no lugar de Nenê, irmão do baterista Kinha, que teve que se retirar da banda por motivos profissionais. Um ano e meio depois, a primeira fita demo, com 6 faixas, foi gravada e para a divulgação da mesma, partiram para a procura de um vocalista mais agressivo, quando então encontraram Kleber, ex-integrante da banda Wagark.


No ano de 1986, começaram a gravar o primeiro (e que acabaria por ser o único) álbum, Vênus. Nessa época, pouco antes do início da gravação, o novo vocalista deixou a banda e Thyrso Marechal teve que voltar a cantar, fazendo o papel de vocalista do disco. No material produzido, a capa do álbum apresentava o pôr-do-sol, visto a partir do delta do Rio Parnaíba, em meio à tábua zodiacal e o verso da capa apresentava a silhueta dos membros da banda na cor cinza, emoldurando a temática musical do trabalho: ecologia, misticismo e o anti-racismo.


Após a gravação do álbum, João Filho assumiu os vocais e com essa nova formação o grupo fez uma turnê por algumas cidades do meio norte do Brasil, chegando a deslocar-se até São Paulo para promover o álbum. Na capital paulista fizeram dois concertos que chegaram a ser filmados oficialmente, além do álbum ter sua audição registrada numa crítica positiva de uma edição de 1986 da revista especializada Rock Brigade, até hoje publicada. O estilo das faixas do álbum foi marcado por longos duetos de guitarra, além de letras em português e, a despeito da escassez dos recursos técnicos empregados na gravação dos "riffs" das guitarras e bateria, o álbum é atualmente reconhecido como um dos precursores e um dos mais antigos registros no Brasil de heavy metal cantado em português, além de uma qualidade musical surpreendente no contexto do estilo, naquela década, denominado "metal nacional".


Ainda em 1986, tocaram novamente no Festival Setembro Rock, ao lado de bandas como A Chave do Sol, Megahertz e outras. Após alcançar reconhecimento com letras em português, longos duetos de guitarra e de ter influenciado o cenário do "heavy metal" nacional, a banda separou-se inesperadamente no final da década de 1980.


O Vênus chegou a se reunir em várias apresentações isoladas nos anos de 1988 e 1989, numa última formação contando com um guitarrista até então desconhecido, de nome Erisvaldo Borges, que chegou a compor algumas faixas com influências de música clássica, na linha do estilo neoclássico de Yngwie Malmsteen, mas que jamais foram gravadas em CDs ou LPs. Tais reuniões não prosseguiram por muito, até a banda se desfazer definitivamente no final do ano de 1989.


Tanto o grupo, quanto o álbum lançado, aparecem listados numa das mais proeminentes referências enciclopédicas do rock brasileiro até o final dos anos 1980: o ABZ do rock brasileiro, de Marcelo Dolabela.



Quase três décadas após a gravação original, as 500 unidades do LP prensadas e lançadas no início da década de 1980 tornaram-se peças de colecionador, sendo possível para os fãs atuais da história de "heavy" nacional a audição do trabalho da banda em registros obtidos em sites especializados de heavy metal."

8 comentários:

  1. Esse link é válido: https://www.4shared.com/rar/xdDP_8zp/Venus-_1986.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Estava atualizando o link quando vc postou esse novo.
      Vou conferir se a qualidade do seu link é melhor ao meu. Abs.

      Excluir
  2. Esse disco apareceu aqui em casa, um amigo era primo dos caras (eu nao lembro direito), quando ouvi pela primeira vez...eu ri por causa da qualidade, hoje eu vejo que esses caras foram guerreiros desbravadores . E hoje admiro muito esse play.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa banda foi a primeira banda do Nordeste a gravar no seu estado de origem e se vc prestar bem atenção apesar da qualidade da gravação as músicas são muito boas, eles voltaram ano passado fizeram um show e estão regravando esse disco já fizeram até música nova. Sou do Piauí acompanho os caras desde o começo, aqui no Piauí tem muitas bandas boas, dá uma sacado no Megahertz, fast evil, v-road, furit, scrok, scud, Avalon no youtube tem vídeos dessas bandas

      Excluir
  3. Vlw por repassar essa peróla! Viva o METAL do piauí, temos que reviver e fortalecer essa CENA! Viva a Vênus e viva os artistas do PI, pq a gente sabe como é dificil fazer arte em terra de pião

    ResponderExcluir