quinta-feira, 7 de março de 2019

The Baggios - Vulcão [2018]

Mega 320kbps


Por Mauro Ferreira em G1

Quarto álbum de estúdio do grupo sergipano The Baggios, Vulcão irrompeu esta semana no mercado fonográfico brasileiro com a voz da cantora Céu na música Bem-te-vi e o toque da banda Baiana System na faixa Deserto.

Parceria de Russo Passapusso com Júlio Andrade, vocalista e guitarrista do grupo de blues-rock, Deserto é a única das onze composições do álbum Vulcão que tem duas assinaturas. As outras dez são criação da lavra solitária de Júlio Andrade, artista que criou o The Baggios em 2004 na cidade de São Cristóvão (SE).

De 2008 a 2016, The Baggios foi essencialmente um duo centrado na interação de Júlio com o baterista Gabriel Carvalho, que se firmou no posto pelo qual já tinham passado os bateristas Lucas Goo (de 2004 a 2006) e Elvis Boamorte (de 2006 e 2008).

Em Vulcão, Rafael Ramos (piano, órgão e baixo) já aparece efetivado na banda, inclusive nas fotos promocionais, após ter atuado como músico convidado do álbum anterior dos Baggios, Brutown (2016).

Brutown foi lançado há dois anos pelo mesmo selo da banda, Toca Discos, que ora edita Vulcão, álbum que conecta o The Baggios aos sons da África e a ritmos do Brasil com o nordestino baião.

Com toque psicodélico e levadas orientais na música Vermelho rubi, o álbum Vulcão versa sobre a intolerância religiosa em Louva-a-Deus e joga a dicotomia yin-yang no Caldeirão das bruxas.

Já Limaia liquidifica ritmos de manifestações folclóricas de Sergipe como a Marujada, o Reisado e a Caceteira. Os afrobeats atravessam o disco, gravado no estúdio Toca do Bandido, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com produção orquestrada pelo mentor Júlio Andrade.



1 - Louva-a-Deus
2  Caldeirão das Bruxas
3 - Deserto (part. Baiana System)
4 - Espada de São Jorge
5 - Em Si Menor
6 - Vermelho-Rubi
7 - Samsara
8 - Limaia
9 - Fera
10 - Bem-Te-Vi (part. Céu)
11- Vulcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário