quarta-feira, 28 de março de 2012

Marco Antonio Araújo - Influências [1980]


Por Ian

"Influências" é o primeiro dos quatro discos lançados pelo compositor, violonista e violoncelista mineiro, um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos, Marco Antônio Araújo.

Com a excelente banda Mantra, Marco Antônio Araújo fez um som refinado, mesclando folk, música erudita, música mineira e rock. Influências de Jethro Tull (ou apenas a sonoridade semelhante gerada pela guitarra com a flauta) podem ser notadas, mas a música de MAA é de personalidade forte, marcada pela sensibilidade, inteligência, e por uma consciência progressiva "de dentro pra fora" - MAA não "tentava ser progressivo", repetindo clichês e caindo no que muitos acabam caindo.

O som em Influências é dominado por violões e flauta, sempre contando com o ótimo guitarrista Alexandre Araújo (irmão de MAA), e alguns metais e piano de músicos convidados. É notável o equilíbrio entre movimentos mais pesados e suaves, como se pode notar já pela faixa de abertura, "Panorâmica", um épico de 10 minutos. Outros destaques do disco são a faixa título, a energética "Abertura No. 2", "Folk Song", belíssima música que começa com vozes e MAA no violão, depois entram metais, flauta... Bom, só mesmo ouvindo.

Ainda há 2 faixas bônus, sendo a última (Floydiana II) na verdade uma versão da primeira faixa do seu segundo disco.

Um comentário:

  1. desde que conheci este disco, há quase 30 anos atrás, vira e mexe escuto de novo. é magnífico e junta praticamente tudo o que eu gosto em termos de música. clássico dos clássicos. levaria pruma ilha deserta, com certeza.

    ResponderExcluir