segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Gerson King Combo - Mensageiro da Paz [2001]

Yandex 320kbps


Por Pedro Alexandre Sanches em Folha de S.Paulo

Houvesse nascido nos Estados Unidos, Gerson King Combo seria um pioneiro do rock feito Little Richard ou Chuck Berry, coberto de glória, aposentado, sumido e entupido de grana.

Aqui a sina é diferente, não só pelo subdesenvolvimento geral da nação como também porque ele foi um dos artistas que bateram pé em ser simplesmente americanizados, sem aderir aos cliques geniais de Jorge Ben e Tim Maia, que casaram blues e samba e funk e baião e soul e MPB.

"Mensageiro da Paz" traz de volta, tão tardiamente, aquela maneira peituda de ser. O funk é funk mesmo, sem caprichos de samba, muito menos do "funk" alienígena carioca.

Rende desde regravações ok das antiguidades até a pequena catarse moderninha de "Tudo É Possível" e o funk agora calmo e maduro da faixa-título, dividida com vocais inteiraços de Sandra de Sá, outra desgarrada do movimento black Brasil

Os esboços de reagregação da nação black da MPB por Gerson provam-se frutíferos, e a participação da quase sempre perdida Cidade Negra, na militante "Força e Poder", resulta em outro dos belos momentos do CD.

Os grooves de soul e funk orientam também a postura política pelo igualitarismo de Gerson. Se em 77 ela era ainda medrosa, algo subserviente ("os blacks não querem ofender a ninguém", cantava "Mandamentos Black", meio se desculpando pelo "atrevimento" de pedir espaço), na divertida "Desce Daí" King Combo solta todos os bichos.

Passa pito em surfistas de trem e torcidas violentas, chama skinhead de "nazista bundão", acha que pitboys e carecas têm "mais é que dar o... não sei o quê" e cria o funk simpatizante, achando que "quem gosta de comer, come, quem gosta de dar, dá, e tá tudo certo". Uma resposta velada a "Vale Tudo", de Tim Maia?

Sim ou não, fato é que a sombra de Tim assusta um pouco "Mensageiro da Paz". O lado baladão, hipertrofiado aqui, torna inevitáveis as comparações, e fica evidente que a voz de Gerson não tem, nem de longe, o alcance da do herói morto.

Seja como for, no balanço Gerson King Combo faz sua reestréia de queixo erguido. Não tem o status, o volume de obra e a conta bancária de James Brown ou George Clinton, mas dignidade, tino e coerência não se contam em dólar, mesmo.


1 - Brigas
2 - Mensageiro Da Paz
3 - Desce Ai
4 - Mandamentos Black
5 - Não Avance O Sinal
6 - Tudo E Possível
7 - Força E Poder
8 - Problema Social
9 - Eu Soul
10 - Uma Chance
11 - Persornal Trainer
12 - Só O Tempo
13 - Funk Brother Soul
14 - Pesornal Trainer (Play Back)

Nenhum comentário:

Postar um comentário