segunda-feira, 24 de abril de 2017

Luizinho e seus Dinamites - Choque Que Queima [1964]

Yandex 320kbps


Por Camarada em Thee Garage Blogs

O grupo Luizinho & Seus Dinamites foi formado na cidade do Rio de Janeiro por Luizinho (vocais e guitarra), Jair (guitarra base), José Antônio (baixo), Carlinhos (bateria) e Euclides (guitarra). Luizinho nos anos 50 participou do Blue Jeans Rockers, um dos primeiros conjuntos de rock do Brasil, ao lado de Lafayette, que na década seguinte moldaria a sonoridade típica da Jovem Guarda com o seu inconfundível órgão Hammond. Euclides mais adiante também tocaria no The Pop's. Lançado em 1964 pela RCA Victor, o Lp Choque que Queima é recheado de rock and roll e instrumentais. O disco é um exemplo típico da sonoridade que rolou entre o fim da febre Elvis e o começo da era Beatles e Jovem Guarda, onde quem dominava eram os Ventures e os Shadows (ex-Drifters) de Cliff Richard, junto com as reminiscências do rock dos anos cinquenta e o twist. Luizinho & Seus Dinamites vêem de uma época na qual os rockers brasileiros tinham, muitas vezes, que construírem os próprios instrumentos usando os mais diversos componentes. Choque que Queima possui temas próprios como Dinamite, versões instrumentais para The Ventures (Ventures Twist) e versão em português para Down The Line de Cliff Richard and the Shadows, batizada aqui de Carango Twist. Esse álbum resume toda a discografia da banda, mas ainda tem-se notícia de um compacto solo que Luizinho gravou em 1967. Choque que Queima foi reeditado em vinil pela Bruno Discos nos anos 90, mas ainda hoje é um álbum obscuro do rock brasileiro. Obscuro e fenomenal!



A -. Dinamite
A2 - Choque que Queima
A3 - Ventures twist
A4 - Eu Vou à Lua
A5 - As Estações
A6 - Apache
B1 - A Raposa e o Corvo
B2 - Carango Twist
B3 - Bongo Blues
B4 - Uma Voz na Solidão
B5 - Lâmpada do Amor
B6 - Guitar Twist

5 comentários:

  1. Olá,Wilhurf
    Parabéns pelo blog e pelo resgate de raridades. Recentemente, passei a acompanhá-lo e se me permite estou divulgando no blog LaPlayaMusic. Um abraço.
    Hedson

    ResponderExcluir
  2. Na decada de 1990 o cantor Albert pavão junto com outros produtores relançaram esse disco em dlcd com duas faixas bônus, fora outros trabalhos desse pessoal dos primórdios do rock nacional .

    ResponderExcluir