quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Blezqi Zatsaz - The Tide Turns [2000]

Mega FLAC


Nessa "andanças" pela internet descobri que Fabio Ribeiro havia passado pela banda III Milênio e fiquei intrigado. Decidi por buscar sua biografia e acabei por achar seu facebook com uma autobiografia. Abaixo vai uma tradução livre:

Nascido em São Paulo, Brasil, em 18 de setembro de 1969, Fabio Ribeiro mostrou interesse musical a partir de uma idade muito precoce. Incentivado por seus pais, ambos músicos, ele começou a ter aulas de piano clássico em 1975, e se formou em 1986.

No início dos anos oitenta, motivado a tocar junto com outros músicos, Fabio entrou para sua primeira banda, o quarteto progressivo instrumental Annubis.  Ironicamente, o instrumento com o qual o tecladista ingressou nesta banda não foi seu instrumento de origem e sim a guitarra. Em 1985, Fabio começou a tocar teclados eletrônicos, bem como piano e guitarra. Nesse mesmo ano, iniciou seus estudos em música eletrônica, programação sintetizador e tecnologia da música.

Em 1986, deixou seu primeiro grupo e formou com outros músicos a banda Desequilíbrios, na qual permaneceu até o início dos anos 90 e gravou o álbum de mesmo nome. Neste mesmo período, se envolveu em diversos projetos musicais, participando de vários álbuns de bandas como Clavion, III Milênio, Antítese e Revenge, e excursionando e gravando com outras como A Chave do Sol, Overdose e Anjos da Noite. Passou também a dar aulas particulares de música e tecnologia musical. 

Lançou seu primeiro projeto solo em 1991, o álbum Blezqi Zatsaz – Rise and Fall Of Passional Sanity.

Em 1993, participou da primeira formação da banda Angra, realizando o primeiro concerto da história do grupo. Paralelamente, ingressou no trabalho de consultoria para empresas fabricantes de instrumentos musicais eletrônicos, prestando serviços como consultor, especialista de produtos e programador para empresas como Korg e posteriormente Kawai, Gulbransen, Music Systems Research e PianoDisc.

Entre 1997 e 1999, o tecladista também participou em vários concertos e álbuns do grupo psicodélico-progressivo Violeta de Outono.

Fabio Ribeiro voltou a jogar com o Angra em 1999, para a turnê Fireworks. A banda tocou no Brasil, América Latina, Europa, etc.

Em 2000, a gravadora francesa Musea relançou o álbum Blezqi Zatsaz - Rise and Fall Of Passional Sanity com material bônus. Outros álbuns iniciais caracterizam o tecladista foram relançados durante esse período também.

Em 2001, passou a trabalhar com o Shaaman, banda formada por dissidentes do Angra, após a ruptura da banda. Realizou a turnê de pré-lançamento da banda, no Brasil e no exterior, e participou da gravação do primeiro álbum – Ritual. Entre 2002 e 2004, excursionou com o Shaaman por diversos países, realizando mais de uma centena de concertos. Esta turnê está registrada no CD/DVD Shaaman – Ritualive, da Universal Music.

Paralelamente, em 2002, o tecladista lançou o segundo trabalho de seu projeto solo, Blezqi Zatsaz – The Tide Turns. O álbum foi lançado no Brasil e nos Estados Unidos, e em seguida na Europa. Também em 2002, começa a funcionar o estúdio de produção e gravação The Brainless Brothers. Neste estúdio, desde então, foram desenvolvidos diversos projetos, entre eles Henceforth, Violeta de Outono, Fuga, Headgear, Shaaman, e mais recentemente Andre Matos, Remove Silence e Motorguts.

Em 2005, Fábio gravou com a banda Shaaman o álbum Reason, e posteriormente participou de toda a turnê de promoção do mesmo, que se estendeu até maio de 2006.

De 2006 a 2010, Fabio Ribeiro foi o tecladista da banda Andre Matos, juntamente com os ex-membros do Shaman, Andre Matos, Hugo Mariutti e Luis Mariutti, além de guitarrista André 'Zaza' Hernandes e o baterista Eloy Casagrande. O primeiro álbum da banda - Time To Be Free, produzido por Roy Z e Sascha Paeth, foi lançado no Brasil, Europa, Japão, Taiwan, Coréia, Tailândia e Rússia. O segundo álbum - Mentalize - foi lançado em 2009, no Japão, na Europa e no Brasil.

Hoje, Fabio está trabalhando no negócio de tecnologia da música, como consultor e especialista em produtos. Por mais de uma década, ele foi responsável pelas versões brasileiras dos manuais de operação para instrumentos musicais e aparelhos eletrônicos de muitas empresas como Clavia, Korg, Kawai, Mackie, Marshall, Allen & Heath, Line6, Zoom, Digitech, Nady, etc, e como colunista de revistas e sites especializados, ele escreve artigos sobre tecnologia musical, instrumentos musicais e material relacionado. Através do estúdio Through The Brainless Brothers, ele oferece um serviço completo na produção musical. Periodicamente, ele também consegue organizar aulas e workshops sobre tecnologia musical e programação de sintetizadores.

Em 2007, Fabio formou uma nova banda - REMOVE SILENCE - com o baixista/vocalista Ale Souza (Blezqi Zatsaz), guitarrista/cantor Hugo Mariutti (Shaman, Andre Matos) e o baterista/vocalista Edu Cominato (Jeff Scott Soto). O álbum de estréia - FADE - foi lançado no Brasil (Dynamo Records), EUA, Canadá e México (Metaledge Records), acompanhado por um single / videclip ("Fade") e o curta-metragem "Bastões na torre de sino".

Em 2010, REMOVE SILENCE foi pré indicado ao Grammy nos EUA. Categorias - "Melhor Álbum de Rock", com "Fade" e "Melhor Performance de Hard Rock" com a música "Pressão".

Em 2012, REMOVE SILENCE lançou seu segundo álbum - ATROCITY ESTÚPIDO HUMANO - e um videoclip - WORMSTATION.

Novos documentários em vídeo estão sendo liberados regularmente para manter todos informados sobre a forma como as coisas estão indo. Estes vídeos, bem como material de música, pode ser encontrado nos principais canais da banda na internet - www.removesilence.com, SoundCloud, MySpace, ReverbNation e YouTube. Outros vídeos interessantes disponíveis através destes canais incluem a apresentação de REMOVE SILENCE no showlivre Internet TV Show, onde a banda tocou ao vivo todo o conteúdo do "Fade".

Também em 2012, o álbum de estréia de MOTORGUTS - Seven - foi lançado. Produzido por Fabio Ribeiro e Ale Souza, com Luis Mariutti (baixo - Angra, Shaman, Andre Matos), Rafael Rosa (Drums - Andre Matos), Fabio Colombini, e Marcelo Araujo.

Em 2013, REMOVE SILENCE lançou um EP intitulado "Little Piece Of Heaven", com mais sete faixas, incluindo remixes e novas versões de canções de S.H.A. e mais material inédito. Além disso, uma série de vídeos foi lançado no YouTube, com a banda tocando músicas do álbum S.H.A. no estúdio de ensaio.

Neste momento, REMOVE SILENCE está gravando seu terceiro álbum, agora com uma nova formação, desde a saída de Hugo Mariutti e Edu Cominato no início de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário