domingo, 14 de outubro de 2018

Canhoto da Paraíba - Pisando em Brasa [1993]

Yandex 192kbps


Por Eugenio em brazilianguitar.net

Francisco Soares de Araújo, cujo nome artístico é Canhoto da Paraíba, nasceu em 1927 (embora só tenha sido registrado em 1928) na pequena cidade de Princesa Isabel, interior da Paraíba. Canhoto da Paraíba é um dos três raros casos de violonistas e virtuoses brasileiros que tocam violão canhoto sem inverter as cordas.

Ele nasceu numa família musical e o violão era tocado por seu pai e compartilhado com outros membros da família. Canhoto sempre se interessou em tocar, mas não conseguia fazê-lo como se fosse destro e nem podia trocar as cordas, de maneira que acabou aprendendo sozinho e desenvolvendo sua própria técnica.

Músico muito talentoso, começou a criar suas próprias composições ainda novo, e valsas e choros eram seus estilos preferidos. Quando Canhoto Paraíba se mudou para o Rio de Janeiro, todos ficaram assombrados com sua técnica e a qualidade das suas composições. Seus choros têm um sabor nordestino e suas idéias harmônicas eram deveras interessantes e incomuns naquela época.

Infelizmente, Canhoto parou de tocar e compor devido a um derrame que o deixou parcialmente paralisado e comprometeu sua capacidade de tocar o instrumento.


1 - Pisando Em Brasa (Temas Incidentais - Asa Branca E Vassourinhas)
2 - Tá Quentinho
3 - Reencontro Com Paulinho
4 - Memórias De Sebastião Malta
5 - Lá Vai Barreira
6 - 19 De Março
7 - Mulher Rendeira
8 - Glória Da Relâmpago
9 - Lourdinha
10 - Escadaria
11 - Ilha De Santo Aleixo
12 - Codão Amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário