sábado, 28 de junho de 2014

Neural Code [2009]

Download FLAC


Por Ben Ami Scopinho
em 27 de março de 2010 no Whiplash

Kiko Loureiro se mostra em uma incansável fase criativa... Depois de tantos problemas com o Angra, o guitarrista lançou seu terceiro álbum solo instrumental chamado "Fullblast" quase simultaneamente a este "Neural Code", projeto em que se associou aos amigos de longa data Thiago Espírito Santo (baixo) e Cuca Teixeira (bateria) visando explorar outros territórios musicais.

Este escriba deixará de lado as apresentações acerca de Kiko mas, para melhor compreensão da proposta do "Neural Code", é necessário que se conheça Cuca Teixeira e Thiago Espírito Santo. O primeiro é um baterista de formação jazzística que já trabalhou com personalidades famosas do gênero, como Joe Lovano, Michel Brecker e George Benson, além de figuras da MPB como Paula Lima, Maria Rita e Marina Lima; enquanto Thiago vem fazendo seu nome como baixista de música instrumental brasileira contemporânea, já tendo atuado ao lado de Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, Toninho Horta e Hermeto Pascoal.

Assim sendo, nada de teclados por aqui... O que o ouvinte encontrará é música criada através de jams com guitarra, baixo e bateria que experimentam com o Rock, Jazz e inúmeros ritmos tipicamente brasileiros. Tudo é entrelaçado de forma bastante complicada e com toda a liberdade de expressão necessária para que o resultado fosse uma espécie de fusion bem brasileiro, sofisticado mesmo.

Três mentes tão distintas somadas a tanta intimidade com seus respectivos instrumentos musicais certamente fazem de "Neural Code" um álbum respeitável, porém recomendado aos músicos e aficionados em música instrumental brasileira. Há muita coisa bacana em seus 40 minutos de audição, mas tudo é tão desafiador que haverá dificuldades em ser convenientemente compreendido e apreciado pelo grande público

Formação:
Kiko Loureiro - guitarra
Thiago Espírito Santo - baixo
Cuca Teixeira - bateria

01. Drenal
02. For All
03. Ilusão de Ótica
04. Miró
05. Equação do Tempo
06. Sombra da Lua
07. Cangaceiro Marroquino
08. Pensativo

Um comentário: