quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Cesar Camargo Mariano e Hélio Delmiro - Samambaia [1981]

Yandex 320kbps


Por mvcosta em Br-Instrumental

Em 1981 foi lançado um dos discos mais importantes de toda a história da música brasileira, reunindo dois dos maiores instrumentistas brasileiros de todos os tempos. Parece exagero? Mas pode acreditar que não é. O disco Samambaia de Cesar Camargo Mariano e Hélio Delmiro é de fato um marco na nossa música e uma gravação absolutamente imprescindível para qualquer músico que queira dominar a linguagem da música brasileira, não somente pianistas e violonistas.

O pianista Cesar Camargo Mariano é, além de grande instrumentista e mestre na difícil arte de acompanhar, excelente arranjador e compositor inspirado. Já o mestre Hélio Delmiro é simplesmente um dos melhores violonistas e guitarristas brasileiros de todos os tempos.

Juntos, fizeram um disco numa época (início da década de 80) em que a música instrumental brasileira vivia um momento único de crescimento e explosão de criatividade, além de uma relativa boa recepção por parte do público, que sempre foi pequeno para essa faixa de mercado, mas nunca tão grande como nesse tempo.

Nessa década surgiram grupos como Medusa, Cama de Gato, Pau Brasil, Pé ante Pé, Divina Increnca, Zona Sul, Banda Metalurgia e SyncroJazz, além de instrumentistas de destaque como Ulisses Rocha, Marco Pereira, Victor Biglione, Ricardo Silveira, Leo Gandelman e Raul Mascarenhas, entre muitos outros.

A bela composição Samambaia, de Cesar Mariano - um tipo de "samba-choro" com harmonia moderna e certa concepção jazzística - tornou-se imediatamente um "standard" da MPB instrumental, sendo regravada por vários artistas.
*Extraído do site do músico Conrado Paulino


A1 Samambaia
A2 Carinhoso
A3 Emotiva Nº 4
A4 Curumim
A5 Das Cordas
B1 Milagre Dos Peixes
B2 Choratta
B3 No Rancho Fundo
B4 Ninhos
B5 Maria Rita

Um comentário: