domingo, 17 de julho de 2016

Bianca [1980]

Yandex 192kbps


Por Josué Ribeiro

Pesquisador musical e colecionador de obras raras dos anos 70 e 80. Gosto de música bem feita e principalmente da poesia na letra. Aprecio os estilos Blues, Jazz e tudo que for popular. Sou contra qualquer tipo de preconceito com a música, mas defendo que a música deve ter no mínimo, bom gosto. Que não ofenda as pessoas e que possa ser ouvida na presença de uma criança. Música é cultura, a música pode ser um meio para contar a história de um país.

Com sua guitarra elétrica, ela foi como roqueira, o retrato da geração que vibrava na transição dos anos 70 para os anos 80.

Para quem tem mais de 35 anos, ela foi a cantora adolescente que se fez passar por uma rebelde da sua geração. Para quem tem menos, entenda como história da música popular do Brasil.

Ela despontou para o sucesso no final de 1979, com um compacto simples que trazia as músicas “Os Tempos Mudaram” (o que me importa) e “Vou Pra Casa Rever Os Meus Pais”, versão de A Little More Love.

Na contramão do sistema das gravadoras, que apostavam em cantores adolescentes sim, mas em trio, quarteto e pacatos. Tinha A Patotinha, As Melindrosas e a inglesinha romântica Nikka Costa, mas com Bianca foi diferente. Ela foi a Pitty daquele tempo.

Em 1980, com seu primeiro LP, conquista elogios da crítica e popularidade, principalmente dos jovens. Cantava em programas como o de Chacrinha, Sílvio Santos, Bolinha e Globo de Ouro.
Fazia fotonovela nas revistas, almoçava com os artistas no programa do Aérton Perlingeiro e cantava muito, no rádio.

A gravadora RGE foi responsável pela produção do disco e da carreira de Bianca, que no seu primeiro LP, já contou com um repertório apropriado para a sua idade de 16 anos.

Puxado pelas músicas conhecidas do compacto, o LP tem ainda, além das versões (muito comum na época), as composições Tempos Difíceis, um blues de Gilliard, pode acreditar (jovem como ela na época, poucos anos a mais do que ela) e Comentários A Respeito de John,
do cearense Belchior.

A música Minha Amiga, ficou na memória das jovens mais românticas. O mais puro retrato da geração perdida, para não dizer alienada. O disco tem produção artística de Hélio Eduardo Costa Manso, produtor de quase todos os cantores da época, que pertenciam a RGE. Na ficha técnica do disco, não consta o nome de Bianca como guitarrista, o que leva a crer que ela não era de fato, uma guitarrista, fazia pose apenas. Mas isso não importante. Bianca entra no cenário musical fazendo diferença num tempo em que Gretchen cantava (com sucesso) de costas e que a geração do rock nacional ainda não tinha mostrado sua cara. Falava de rebeldia, crise existencial e Beatles, mas nada autoral. Solta a voz afinada no disco e nos tempos antigos, tinha ótima presença de palco.

Infelizmente foi atropelada pela Blitz do Evandro, que tinha mais a ver com a geração daqueles primeiros anos da década de 80. Se ela gravou outro LP, não teve grande repercussão, pois ninguém sabe ninguém viu, nem o disco, nem ela. Porém o disco é recomendado para quem quer entender a confusão musical que foi o final dos anos 70, que depois de ser varrido pela discoteca, ritmo que dissipou o bolerão (que ainda persistia agonizando) e fez até os mais tradicionais (Luiz Gonzaga, Ângela Maria, Jair Rodrigues etc…) entrar na onda. Se você encontrar o disco de Bianca dando sopa por aí _o que é muito difícil, pois quem tem não se desfaz_ não hesite em comprá-lo.

É muito bom de ouvir. Bianca é mineira, de Ituiutaba. Seu verdadeiro nome é Cleide (que não podia ser nome de roqueira). Foi crooner de banda na sua cidade e descoberto pelo cantor e compositor Cléo Galante, que depois de vê-la cantar e tocar guitarra, levou a mesma para São Paulo e apresentou a RGE, quando ela tinha apenas 14 anos.



A1 - Sou Livre (Agora Chega)
A2 - Comentário À Respeito De John
A3 - Minha Maneira (Não Suporto Mais)
A4 - Somos Amigos
A5 - Oh Susie
A6 - Sempre Contente

B1 - Minha Amiga
B2 - Não Tenha Medo
B3 - Tempos Difíceis
B4 - Igual A Vocês
B5 - Lembrando Os Rapazes De Liverpool
B6 - Vou Prá Casa Rever Os Meus Pais
B7 - Os Tempos Mudaram

9 comentários:

  1. Pena que o link foi removido. Fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Logo abaixo da capa do disco. Clique no nome do servidor de hospedagem: Yandex.
      Abs.

      Excluir
  3. LINK para mp3 - https://www95.zippyshare.com/v/uhiaGvdq/file.html
    LINK para FLAC - https://www95.zippyshare.com/v/tLLmB56D/file.html

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blogo. Estou inscrito e vou divulgar no meu Facebook. Abraçoas e canções.

    ResponderExcluir