segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Humberto Gessinger - Nas Entrelinhas do Horizonte [2012]


Para ler online ou download clique aqui


Por Daiane Jardim em No Universo da Literatura

"Nas Entrelinhas do Horizonte" é um livro de crônicas, nas quais são mescladas temas vividos pelo autor e seus variados pensamentos. Em cada uma vemos a elegância e a qualidade literária pela qual foram compostas. O autor possui uma bela escrita, e sabe como conduzir cada palavra.

Em diversas crônicas vemos o passado se cruzando com o presente, ou seja, coisas que aconteceram com ele, que acontecem, e as lições ou pensamentos que tirou através destes.

Comecei a ouvir várias críticas positivas desse livro quando ele foi lançado, e confesso que a curiosidade havia me tomado, após me tornar parceira da Editora tive a oportunidade de conhecer esse livro, e para ser sincera, me surpreendi muito.

Não sou fã das músicas de Humberto Gessinger, mas saber seus pensamentos, um pouco também do seu modo de vida e alguns pontos de vista, me fizeram gostar mais da pessoa Humberto Gessinger, sim da pessoa, pois em suas crônicas vamos entendendo melhor sua paixão pela música, esta me pareceu inata a ele, não é apenas mais um hobby, é uma parte de si.

As suas divagações sobre coisas simples da vida, como o tempo, simples atitudes, demonstram seu olhar atento e observador. É próprio do gênero crônica, tomar fatos ocorridos no passado ou na atualidade e os narrar, porém dando a esses um enfoque mais emocional, literário, então coisas que poderiam parecer simplesmente normais são mostradas por outros ângulos por aquele que os narra.

A sensibilidade das palavras, as escolhas de cada uma, mostra a face de um homem já maduro, que aprendeu muito com o tempo, mas que ainda tem muito também a aprender. O toque de humor também faz parte desse gaúcho apaixonado por futebol, pela música e pela vida.

Gessinger mostrou-me que a vida de uma celebridade não são apenas flashs e sorrisos, e que isso faz parte do ofício, mas não é o essencial, a música, as palavras são mais importantes que isso, e ele sabe priorizar as coisas mais importantes de sua vida como o amor e a família.

Nas Entrelinhas do Horizonte superou minhas expectativas, foi uma leitura leve, cada crônica me fez refletir às vezes sobre mim mesma, e ver algumas coisas de uma forma que eu nunca havia visto antes. Todo o livro foi bem trabalhado, a revisão está bem feita, o autor escreve muito bem e demonstra ser um bom leitor, apaixonado por literatura. A diagramação também está impecável, as cores das páginas oscilando entre amarelo e preto, e as letras também oscilando entre essas cores, as fotos do cantor também ficaram ótimas, outra coisa que também gostei foi a qualidade do papel utilizado nas páginas.

Esse é um dos poucos livros de crônicas que me surpreenderam mesmo, quando terminei a vontade foi começar de novo, pois sei que a cada leitura irei descobrir coisas novas. Para quem ainda não conhece esse gênero, esse livro é ótimo para iniciar a leitura nesse estilo de narrativa, e para aqueles que ainda não conheciam o cantor tão bem, essa é uma oportunidade para conhecer o que as câmeras não mostram, o verdadeiro sentimento das pessoas e seus pensamentos.

Leitura recomendada, autor e editora de parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário